Coordenação Geral do Projeto:
César Mori Junior – Diretor Presidente do CFVV
Sávio Neves Filho – Diretor Presidente da ABOTTC e presidente de honra do CFVV
Corpo Técnico:
Sávio Neves Filho – Diretor Presidente da ABOTTC e presidente de honra do CFVV
Corpo Técnico:
Cesar Mori Junior - Fundador do CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde, Jornalista e Consultor técnico em informatica, web designer, fala fluentemente Frances. Solicitou a criação da frente parlamentar em defesa das ferrovias mineiras na ALMG. Cesar é o responsável pela união desses profissionais para o fortalecimento do turismo ferroviário mineiro e proponente do projeto EXPRESSO VALE VERDE, um trem regional entre Lavras e Varginha, bem como um trem turístico na região.
Nelson Dantas -Engenheiro Civil , trabalha na BH trans, Mestre em transportes pela UFMG, Fundador da OBG trem em BH e Ambientalista
Antonio Pastori - Pesquisador ferroviário - Economista aposentado do BNDES - Presidente da AFPF No Rio de Janeiro - Assessor técnico da secretaria de transportes do Rio de Janeiro. · Coordenador do GFPF-Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária, que congrega 12 entidades com afinidades preservacionistas. · Coordenador Técnico do GT-Trem/CNTUR, em Petrópolis que cuida da reativação da E.F Príncipe Grão-Pará (Expresso Imperial). · Conselheiro e Palestrante do MPF-Movimento de Preservação Ferroviária, ministrando mais de 50 palestras em Seminários sobre preservação Ferroviária e de Implantação de Trens Turísticos e Culturais. Membro da AFL-Academia Ferroviária de Letras. Aposentado do BNDES onde trabalhou, dentre outras, como analista de projetos de transporte ferroviário de cargas e no projeto dos Trens Regionais.
Afonso Carneiro -Ex funcionário do Ministério dos Transportes, atual Analista técnico da CBTU em BH, consultor técnico para implantação de trens regionais.
André Tenuta - É fundador e atual presidente do Instituto Cidades, ONG de cunho urbanístico e ambientalista. Membro do Conselho Estadual de Direitos Difusos -
Flávio Iglésias - Experiência de 25 anos na área de manutenção e projetos, 19 na área de Engenharia de Manutenção e Informática - Idealizador, fundador e operador do Trem das cachoeiras em Rio Acima. PÓS-GRADUAÇÃO – TIPO: Engenharia de Manutenção - Projeto: ELO – Manutenção e Via Permanente cliente: VALE.Favor incluir Presidente eleito do Conselho Municipal de Turismo de Rio Acima (2010-2013) e Membro do Movimento Escoteiro a 37 anos. Diretor do Presidente do ME por vários anos. Conselheiro do Conselho Municipal Patrimônio e Cultura de Rio Acima. Pós graduado em Educação Ambiental, Graduado em Geografia pela UFMG.
Alberto Bouchardet - Químico - Fundador da Oscip Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano, em junho 2000. Afiliado da OSCIP amigos do Trem. Pós-graduado em educação artística - Professor efetivo das cadeiras de Fotografia, Oficina de Tintas e Artes Gráficas na FUNM- Fundação Norte Mineira de Ensino Superior - Fotografo e Repórter do jornal regional O Progresso, de Montes Claros, 1991 a 1993. Secretário de Cultura do Município de Pedras de Maria da Cruz MG nos anos de 1993 a 1994. Fundador proprietário do Jornal O Beiradeiro do São Francisco e dá comunitária Rádio Livre em Pedras de Maria da Cruz MG.
Elias Rodrigues de Oliveira Professor PHD em Administração da UFLA
Ferdinando Filetto - Engenheiro Agrônomo pós-graduado em eco-turismo
Poliana Rezende de Andrade – Turismóloga e empresária de Carrancas
Corbiniano Paiva Naves - desenhista projetista da UFLA
Geovani Németh-Torres – Historiador
PROPONENTE; CFVV-circuito ferroviário vale verde.
AUTOR: César Mori Junior
PROJEÇÃO DE IMPACTO SOCIAL: UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: Coordenação do Professor Magno Pato Ramalho e sua equipe do Pró-Reitoria de Extensão e cultura.
PESQUISA E INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A FERROVIA:
Inventariança da RFFSA – Mapas, documentos, dados e fotografias. Antonio Pastori Pesquisador Ferroviário, Sávio Neves, MPF e outros sítios.
RELEASING DO PROJETO “EXPRESSO VALE VERDE”
MATERIAL RODANTE:
A idéia
principal é utilizar um VLT, equipamento que é produzido por uma empresa
brasileira a “BOM SINAL”! Que tem
apoio do Governo Federal, por ser barato com relação aos trens comuns, além de
não ter restrições por ser um trem muito leve!
Os VLT’s são
uma opção hoje no Mundo, não somente no Brasil que tem conquistado o espaço no
cenário nacional, pela sua leveza, fácil adaptação às necessidades das várias
propostas do modal ferroviário, além do baixo custo em relação a uma Locomotiva
Diesel Comum com vagões comuns. Locomotivas estas que pelo seu peso excessivo,
desgastariam demais as vias como, aliás, o fazem os trens de carga. Nosso
estudo será voltado para o VLT, ai demonstrado na foto e o custo estimado deste
VLT com quatro carros é bem abaixo de um trem comum, está em torno dos R$14.000.000,
(quatorze Milhões). Já temos a participação do Ministério do Turismo, Setur,
UFLA, SEBRAE, UFMG, Ecovivência consultoria para turismo, Ong Trem, Instituto
Cidades, Prefeituras da Região, todos juntos com o CFVV e demais colaboradores,
buscando desenvolver, oficinas, workshops, seminários, cursos, debates, atividades
em campo, todos inseridos em um programa de reciclagem para melhorar a qualidade
no entendimento e no receptivo das cidades envolvidas. Além de desenvolver
através dos técnicos da Ecovivência, o Trabalho essencial para fazermos um
diagnóstico na região e assim obtermos um levantamento real da vocação de cada
cidade envolvida neste projeto. O levantamento será Iniciando em Ribeirão
Vermelho, seguindo para Lavras, passando por Itumirim e Ingaí, terminando em
Carrancas, Três Corações e Varginha. O Termo de compromisso entre nós e as Prefeituras
locais ou como dizem: (PROTOCOLO DE INTENÇÕES), nos dá o aval positivo dos
municípios para partir agora rumo a realização do EVT – Estudo de Viabilidade
Técnica já comentado antes. O trem faz parte da Alma do Mineiro e o nosso trem
regional tem nos feito falta, além de tornar nossas paisagens mais tristes e
vazias, empobreceu a poesia natural das tardes sem o encanto poético da canção
do atrito das rodas nos trilhos da nossa querida ferrovia...
VLT - VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS
O PERCURSO
Partindo de lavras saindo da estação de Costa Pinto no (Ramal de Lavras-Três Corações - km 259,351) que chegava até Cruzeiro no estado de São Paulo passando por Tres Corações (Linha Cruzeiro-Jureia - km 169,888 ). Onde ruma para Varginha que está também na (Linha Cruzeiro-Jureia - km 204,337)..
JUSTIFICATIVA
Contribuir
para a preservação do patrimônio público ferroviário, além de resgatar a
história por meio de itinerários turísticos e culturais sobre os trilhos da
ferrovia. Dar suporte ao trem turístico “EXPRESSO VALE VERDE”.
Contribuir com o desenvolvimento
sócio-econômico e cultural da região de forma sustentável, inserindo a região
no mercado regional, estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato,
consolidando roteiros turísticos, aumentando o fluxo de turistas e a qualidade
de vida das pessoas nos municípios beneficiados pelo projeto, gerando emprego e renda. Dentre
as diretrizes para a construção do desenvolvimento sustentável do circuito VALE VERDE está o desenvolvimento do
turismo de baixo impacto (eco-turismo), turismo rural, turismo de aventura e
turismo cultural – que despontam como uma alternativa promissora. O
eco-turismo, desde que adequadamente planejado, representa uma possibilidade
concreta para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de
vida da população local. Seus elementos fundamentais são: conscientização para
a necessidade de conservação ambiental; valorização e inserção das comunidades
locais no processo de exploração; agregação de valor e maior retorno econômico
para a economia local; desenvolvimento social e proteção ao patrimônio natural
e cultural.
A região contemplada com o
projeto possui um grande diferencial que é a proximidade com vários trechos da ESTRADA REAL, circuito turístico que
hoje já trás grande número de turistas para a região. A proximidade do mercado
consumidor, não só representado pela população hospitaleira que é a mineira,
mas também pelos visitantes de diversos estados que aqui vem participar das
feiras religiosas e festas culturais, em busca da simplicidade do campo, das
cachoeiras e montanhas, demonstra um grande potencial para tornar essa região
em um pólo no eco turismo. A infraestrutura existente para isso, no entanto, é
hoje bastante precária na iniciativa privada. O ponto forte deste projeto é
que, contamos com uma ferrovia secular e pronta, ferrovia de bitola métrica,
com pouco movimento e que pode se tornar no maior PROJETO DE TREM TURÍSTICO DO SUL DE MINAS nesta bitola, pela beleza
cênica que envolve o projeto. A ferrovia é de concessão da FCA – Ferrovia
Centro Atlântica que opera atualmente cinco trens diários em cada sentido da via
férrea, na qual propomos uso compartilhado pelo nosso trem turístico proposto.
Situadas próximas à “Rodovia Fernão Dias", as cidades de Ribeirão Vermelho, Lavras, Ingaí, Itumirim
e Carrancas, formam o eixo do circuito. São os locais mais promissores para
o desenvolvimento e atividade de um trem turístico. Elas também ficam próximas
a rios como: Rio Grande, Rio das Mortes, Rio Ingaí, Rio Capivari e Rio Cervo,
além de duas represas: ITUTINGA E FUNIL.
Serras próprias para salto de asa delta, montanhismo, caminhadas, trilhas
entre outros...
O acervo histórico ferroviário,
também é um grande atrativo neste ramal da estrada de ferro Perdões a
Carrancas. Com a privatização da ferrovia, que hoje é utilizada somente para
transporte de carga, inúmeras construções antigas sofreram o sucateamento
depois da desativação do trem de passageiros. Várias construções datadas de
1888, existentes ao longo do trecho, foram depredadas - antigas estações, vilas
ferroviárias, antigos pavilhões de manutenção de vagões e locomotivas, grandes
construções como a ROTUNDA (Ribeirão
Vermelho), subestações transformadoras de energia, etc. A restauração e
revitalização deste imenso patrimônio ferroviário é prioridade do Circuito
Ferroviário Vale Verde, que com seu trem turístico manterá viva a rica história
das ferrovias em Minas
Gerais.
Rotunda de Ribeirão Vermelho a maior da América Latina e a quarta maior do mundo.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DAS VIA E DO
ENTORNO:
(aguardando material fotográfico)
O ENTORNO:
OS TERMINAIS:
ABAIXO
LISTA DE CIDADES/Nº de HABITANTES QUE ESTÃO NO RAIO DE 100 km do PROJETO A SEREM
BENEFICIADAS:
Aguanil
|
4 054
|
Desterro de Entre
Rios
|
6 914
|
Pouso Alto
|
6 359
|
Aiuruoca
|
6 099
|
Dores de Campos
|
9 276
|
Prados
|
8 168
|
Alfenas
|
71 628
|
Elói Mendes
|
24 161
|
Resende Costa
|
10 537
|
Andrelândia
|
12 035
|
Fama
|
2 219
|
Ribeirão Vermelho
|
3 773
|
Arantina
|
2 544
|
Formiga
|
64 585
|
Ritápolis
|
5 068
|
Baependi
|
18 016
|
Guapé
|
13 152
|
Santa Cruz de Minas
|
7 347
|
Barroso
|
19 352
|
Heliodora
|
6 005
|
Santana da Vargem
|
7 092
|
Boa Esperança
|
37 801
|
Ibituruna
|
2 825
|
Santana do Garambéu
|
2 104
|
Bom Sucesso
|
17 194
|
Ijaci
|
5 687
|
Santana do Jacaré
|
4 532
|
Camacho
|
3 204
|
Ilicínea
|
11 265
|
Santo Antônio do
Amparo
|
17 255
|
Cambuquira
|
12 520
|
Ingaí
|
2 496
|
São Bento Abade
|
4 400
|
Campanha
|
15 169
|
Itaguara
|
12 292
|
São Francisco de
Paula
|
6 246
|
Campo Belo
|
51 375
|
Itapecerica
|
20 653
|
São Gonçalo do
Sapucaí
|
22 751
|
Campo do Meio
|
11 476
|
Itumirim
|
6 439
|
São João del Rei
|
81 918
|
Campos Gerais
|
26 954
|
Itutinga
|
4 051
|
São Lourenço
|
40 441
|
Cana Verde
|
5 712
|
Jesuânia
|
4 821
|
São Sebastião do
Oeste
|
5336
|
Candeias
|
15 499
|
Lagoa Dourada
|
11 792
|
São Thomé das
Letras
|
6 617
|
Carmo da Cachoeira
|
11 656
|
Lambari
|
18 547
|
São Tiago
|
10 289
|
Carmo da Mata
|
10 942
|
Lavras
|
87 421
|
São Vicente de
Minas
|
6 283
|
Carmo de Minas
|
13
657
|
Luminárias
|
5 374
|
Seritinga
|
1 755
|
Carmópolis de Minas
|
15 743
|
Machado
|
37 567
|
Serranos
|
2 063
|
Carrancas
|
4 015
|
Madre de Deus de
Minas
|
4 951
|
Soledade de Minas
|
5 518
|
Carvalhópolis
|
3 234
|
Minduri
|
3 603
|
Tiradentes
|
6 547
|
Carvalhos
|
4 611
|
Monsenhor Paulo
|
7 391
|
Três Corações
|
71 737
|
Caxambu
|
21 009
|
Natércia
|
4 623
|
Três Pontas
|
52 121
|
Cláudio
|
24 590
|
Nazareno
|
7 716
|
Turvolândia
|
4 737
|
Conceição da Barra de Minas
|
3 960
|
Nepomuceno
|
24 430
|
Varginha
|
116 093
|
Conceição do Rio Verde
|
12 708
|
Olímpio Noronha
|
2 505
|
||
Coqueiral
|
9 466
|
Oliveira
|
37 805
|
||
Cordislândia
|
3 570
|
Paraguaçu
|
19 603
|
Total de Habitantes
|
1530401
|
Coronel Xavier Chaves
|
3 194
|
Passa Tempo
|
8 494
|
Total de muncípios
|
95
|
Córrego Fundo
|
5 635
|
Perdões
|
19
407
|
||
Cristais
|
10 631
|
Piedade do Rio
Grande
|
4 781
|
||
Cruzília
|
14 656
|
Piracema
|
6 554
|
Fonte: IBGE
|
Esta
projeção foi fornecida pela UFLA – Universidade Federal de Lavras.
Pró
- Reitoria de Extensão e Cultura ano de
2010
MAPA
DEMONSTRATIVO:
RAIO DE 100 km DO EIXO
DO PROJETO - 95 cidades beneficiadas pelo projeto, totalizando 1,5 milhão de
pessoas beneficiarão direta ou indiretamente.
Vetor de ligação entre três
grandes centros urbanos, entre circuitos turísticos como: Vertentes, Furnas,
Circuito Vale Verde quedas d’agua, Circuito das Águas e Trilha dos
inconfidentes.
IMPLANTAÇÃO DO TREM REGIONAL ENTRE LAVRAS E VARGINHA E DO TREM
TURÍSTICO, NA ÁREA URBANA DE RIBEIRÃO VERMELHO, LAVRAS, ITIRAPUAN, ITUMIRIM,
INGAÍ PAULO FREITAS E CARRANCAS.
- Faltam avaliações técnicas de infraestrutura do
trecho a ser utilizado, avaliando preliminarmente a situação atual in
loco. Avaliar condições da via onde se pretende implantar o trem
turístico; “EVT”
- Avaliação de superestrutura na ferrovia: determina
o traçado da linha, com analise para determinar a necessidade de arrimos,
iluminação, material de segurança, encostas e áreas de escoamento para
águas pluviais;
- Estudos de benefícios decorrentes do
empreendimento: Este contém a repercussão dentro das comunidades e na
região a ser atingida. Região abrangida pelo empreendimento e o papel que
desempenhamos no desenvolvimento do turismo e da cultura;
- Levantamento dos custos de reforma e adaptação dos
vagões que iremos utilizar para o transporte do turismo no trecho. Buscar
a melhor referência para a execução do serviço;
- Memorial descritivo da implantação: com a sugestão
de traçado material de via recomendado, como quantidade de dormentes,
trilhos, fixação, desvios, pátios, chaves entre outros itens a serem
considerados;
- Estimativa de custo para compra ou restauração do
material rodante tracionado: a saber: (compra de um VLT ou reforma de
Locomotivas e carros de passageiros comuns). Participação ou não da
Operadora em nosso projeto, segundo seus interesses.
O estudo foi proposto pelo CFVV a secretaria dos transportes e Obras de Minas Gerais, que solicitou do ministro o estudo de viabilidade, para que este
estudo em especial possa ser realizado no ano de 2013. O estudo deve ser voltado para o VLT-Veículo Leve Sobre
trilhos, ou material rodante que atenda as expectativas do proposto. E aguardamos um pequeno retorno para realizá-lo se possível até maio, no mais tardar no mês de abril.
DIAGNÓSTICOS E
DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL DA REGIÃO PARA O TURISMO:
- Parcerias
com o setor público para Gestão de mercado e planejamento do sistema
municipal de turismo, educação, sensibilizarão, estruturação, coordenação,
fomento e desenvolvimento do turismo sustentável:
METAS
•
Implantação
do Trem Turístico “Expresso Vale Verde”;
•
Implantação
do trem regional entre “Lavras e Varginha” - “Trem Regional de passageiros”
•
Criação
de um centro profissionalizante nas Oficinas de Lavras, para formação de mão
obra especializada, além de metroviários, em parceria com o Governo do estado,
UFLA, UFMG, Instituto cidades, Escola Técnica Silva Freire, SENAI e outros.
•
Revitalização
do Patrimônio Cultural, com destaque para o Ferroviário;
•
Fomento
do associativismo e cooperativismo nas comunidades envolvidas direta e
indiretamente;
•
Gestão
participativa das comunidades locais;
•
Levantamento
de potencialidades no percurso;
•
Planejamento
e adequação de atrativos;
•
Formatação
de Produtos Turísticos;
•
Capacitação
de agentes colaboradores;
•
Comercialização
de roteiros turísticos.
•
Mobilizar
e articular empresários, empreendedores, dirigentes e trabalhadores do turismo
e do segmento de operações turísticas em particular, para a necessidade de se
promover um forte movimento de modernização empresarial, visando à melhoria da
qualidade e do aumento da produtividade setorial.
•
Incentivar e apoiar o desenvolvimento de
mecanismos inovadores, criativos e eficazes de organização associativa com vistas
à participação mais efetiva do segmento na organização e promoção do turismo
nos destinos selecionados, e à integração institucional nas políticas apontadas
pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo, seguindo as
orientações previstas da Lei Geral do Turismo;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO QUE FORAM
FORTALECIDOS PELO CONVÊNIO COM A ABOTTC
•
Induzir
a formalização das empresas atuantes no mercado informal, de forma a atender às
disposições das Leis: Geral do Turismo e da Micro e Pequena Empresa;
•
Agregar a produção associada (artesanato,
gastronomia, souvenirs, comércio em geral, etc.) nos territórios envolvidos;
•
Organizar e implementar planos de ação
contributivos, no âmbito dos Destinos indutores e especialmente nas Cidades
envolvidas diretamente no projeto, além de outros destinos considerados
prioritários pelos parceiros do Projeto, contando com a adesão e apoio dos
parceiros públicos e privados.
CAPACITAÇÃO:
1- Elaboração e assinatura do Termo de Adesão entre empresários envolvidos.
2- Pesquisa Diagnóstica para avaliar o nível de competitividade Turística dos empreendimentos do entorno;
3- Ações para divulgação da pesquisa;
4- Criação de material de divulgação.
5- Estruturação de um kit de orientação para o EI (Empreendedor Individual), disponibilizando ao Trem Turístico e aos empreendimentos complementares das bases de operação e seu entorno terceirizados.
2- Pesquisa Diagnóstica para avaliar o nível de competitividade Turística dos empreendimentos do entorno;
3- Ações para divulgação da pesquisa;
4- Criação de material de divulgação.
5- Estruturação de um kit de orientação para o EI (Empreendedor Individual), disponibilizando ao Trem Turístico e aos empreendimentos complementares das bases de operação e seu entorno terceirizados.
PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Criação de um plano
estratégico de marketing e estruturação de produtos para receptivos turísticos
com abordagem dirigida à economia da experiência, produção associada e
identidade cultural;
NOTA
FINAL:
O CFVV aguarda nos próximos meses que o ministério dos transportes autorize a UFMG realizar o EVT - Estudo de viabilidade técnica tão esperado para este trem regional. No final deste EVT, teremos o projeto final e com o custo total
de implantação deste trem regional. Sem calcular os custos de benfeitoria do entorno, área
restrita e área privada que deve ser levantado em um segundo momento por
equipes técnicas do Governo, Prefeituras e empresários de acordo provavelmente com uma PPP que deve resultar do estudo.
Mais Apoiadores do CFVV:
ABOTTC – ABPF – ANPF
– MPF- Universidade Federal de Lavras - UFLA
Instituto Cidades, ONG Trem, Prefeituras Municipais de: Perdões, Ribeirão Vermelho, Lavras, Itumirim, Ingai, Luminárias, Ibituruna, Carrancas, Três Corações e Varginha, Rotary Club de Lavras - SEBRAE / MG – Regional Lavras-Rádio Cultura de Lavras-TV Câmara de Lavras - TV Universitária – TVU - Eco vivência Consultoria - Minas Trilhas Gerais-Tabatinga Eco turismo e Aventura - Associação Comercial e Industrial de Lavras – Serra Verde Express – Sindlavras – CDL- ALAC - Expresso Nepomuceno - 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Lavras Folia - Secretarias Estaduais de Turismo e Cultura – Visual Telões – Posto Trevão – Cantacad – AAPIL - Câmara Municipais de Lavras, Ingaí, Ribeirão Vermelho e Carrancas, Jornal eletrônico Lavras 24 Horas – Jornal de Lavras – Portal Lavras – Livraria Crepaldi – Empresa Porto Turismo – Portal Lavrastur – Restaurante Tempero de Minas – Restaurante Tropeiro – Restaurante Delícias da Casa – Serema Pálace Hotel, vários Ferroviários aposentados, Deon Tratores, Dr. Cleber José Pevidor da Silva Delegado regional da policia Civil sediado em Lavras, Dr. Luciano Ricardo de Azevedo Roda, Diretor do SPU - Secretaria de Patrimônio da União, explanada dos Ministérios em BH, apoio do IPHAN, do DENIT, GRUPO FUNIL e FCA.
Instituto Cidades, ONG Trem, Prefeituras Municipais de: Perdões, Ribeirão Vermelho, Lavras, Itumirim, Ingai, Luminárias, Ibituruna, Carrancas, Três Corações e Varginha, Rotary Club de Lavras - SEBRAE / MG – Regional Lavras-Rádio Cultura de Lavras-TV Câmara de Lavras - TV Universitária – TVU - Eco vivência Consultoria - Minas Trilhas Gerais-Tabatinga Eco turismo e Aventura - Associação Comercial e Industrial de Lavras – Serra Verde Express – Sindlavras – CDL- ALAC - Expresso Nepomuceno - 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Lavras Folia - Secretarias Estaduais de Turismo e Cultura – Visual Telões – Posto Trevão – Cantacad – AAPIL - Câmara Municipais de Lavras, Ingaí, Ribeirão Vermelho e Carrancas, Jornal eletrônico Lavras 24 Horas – Jornal de Lavras – Portal Lavras – Livraria Crepaldi – Empresa Porto Turismo – Portal Lavrastur – Restaurante Tempero de Minas – Restaurante Tropeiro – Restaurante Delícias da Casa – Serema Pálace Hotel, vários Ferroviários aposentados, Deon Tratores, Dr. Cleber José Pevidor da Silva Delegado regional da policia Civil sediado em Lavras, Dr. Luciano Ricardo de Azevedo Roda, Diretor do SPU - Secretaria de Patrimônio da União, explanada dos Ministérios em BH, apoio do IPHAN, do DENIT, GRUPO FUNIL e FCA.
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