segunda-feira, 31 de março de 2025

Anos 20 - Mais precisamente 08/10/1926. Funcionários da Rede Mineira de Viação no pátio


Anos 20 - Mais precisamente 08/10/1926. Funcionários da Rede Mineira de Viação, que depois se transformou na RFFSA, num dos galpões das oficinas situadas em Lavras. Nesta época as oficinas da RMV em Lavras eram das mais bem aparelhadas e conceituadas no Brasil. Aqui nessas oficinas, chegaram a fabricar vagões como este.

Não era apenas muito bem equipada, haviam profissionais que foram treinados pela própria Ferrovia, treinados em escolas prisionais criadas pela empresa. Muitos na cidade, alguns que ainda trabalharam até poucos anos atrás, criaram seus filhos, sustentaram suas famílias trabalhando na ferrovia. Me orgulho de ser filho de um ferroviário que estudou em uma das primeiras turmas da escola profissional da RFFSA e trabalhou lá a vida toda, que amava a ferrovia e foi um entre muitos que ajudaram a construir esse patrimônio incrível.

Hoje estou eu a frente de uma oscip a qual possui a cessão de todo esse complexo e, estou a frente de um audacioso projeto, que visa transformar esse pátio em algo bom pra cidade e para toda a região.


MATÉRIA QUE FOI AO AR EM 22 de ago. de 2012 NA EPTV SUL DEMINAS, SOBRE NOSSO PASSEIO DE TREM

Em agosto de 2012, proporcionamos um passeio de trem em homenagem aos antigos ferroviários que deram suas vidas pela ferrovia. Gente apaixonada por trem como, aliás, está no sangue do mineiro. Conseguimos os dois carros de passageiros com a vale e a FCA ofereceu as locomotivas. Os maquinistas foram voluntários. Adriano Locha foi um e trouxe um parceiro para ficar na segunda locomotiva. Foi fantástico ver os velhinhos felizes e com os olhos lacrimejantes de entrar novamente em um trem de passageiros. 


 

SEMINÁRIO CFVV CONJUNTAMENTE COM O MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA NACIONAL.


O evento foi realizado no Hotel 9 de setembro de 2010 e foi um dos primeiros que realizei em Lavras. Mas estive presente em vários, bem antes desse.


 

Entrevista com César Mori presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde NA TV-UFLA em 12 de julho de 2012


 

HISTÓRIA DA RFFSA - REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S/A- POR - ELY MARQUES - PARTE 2

 

SEGUNDA PARTE E FINAL
















HISTÓRIA DA RFFSA - REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S/A CONTADA PELO FERROVIÁRIO APOSENTADO - ELY MARQUES

 

Vídeo produzido por Ely Marques, ferroviário aposentado e membro do Circuito Ferroviário Vale Verde, grupo Mantiqueira, regional do CFVV em Barra Mansa. Ely era apaixonado pela ferrovia e como pesquisador e conhecedor da história por tê-la vivido na pela, pode produzir um material didático formidável. trabalho que compartilho com todos os interessados, que conta a real história da RFFSA. 

PRIMEIRA PARTE















MATÉRIA DA EPTV SUL DEMINAS SOBRE NOSSOS PROJETOS NO DIA 20/01/2010, NA CIDADE DE PERDÕES.


Matéria feita pela EPTV Sul de de Minas, no dia 20/01/2010 em Perdões, falando sobre a criação de um novo circuito Ferroviário nesta região. Entrevistando o Idealizador do projeto, César Mori Junior , que é o presidente da associação do Circuito Ferroviário Vale Verde - CFVV. O Circuito foi fundado em novembro de 2009 em Lavras, idealizado exatamente para debater o abandono do patrimônio ferroviário, não apenas na cidade mas em todo o país.



 

ENTEVISTA REALIZADA PELA TV CAMARA DE LAVRAS, LOGO NO INICIO DE NOSSA LUTA.

No começo foi um trabalho difícil, mas os resultados atingidos com o passar dos anos no balanço geral, foi positivo. Foi tão positivo que atualmente se discute verdadeiramente o retorno dos investimentos em ferrovias Brasil agora.



 

VISITANTES